A nova ferramenta do Embrapa utiliza IA, como isso pode te beneficiar?

Por Evelyn Gomes

O tema inteligência artificial ficará cada vez mais presente no nosso cotidiano e por aqui no blog da AgroNegociar, a utilização dessas ferramentas já é realidade para muitos setores da sociedade e empresariais, seja a título de atendimento, geração de contatos e até mesmo na área educacional tendo o chat gpt como uma das plataformas mais utilizadas. 

E, foi pensando nisso que a Embrapa criou a sua primeira plataforma de consultoria baseada em Inteligência Artificial, a Infobee é um espaço virtual que conta com serviços inéditos aos criadores de abelhas de todo o Brasil, a iniciativa bem sucedida teve sua idealização e implementação a partir da parceria entre a empresa Equilibrium Web e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Amazônia Oriental (Embrapa) ambas sediadas em Belém, na capital do Pará.

Essa nova solução pode ser acessada através de smartphones, tablets e até mesmo pelo bom e velho computador cujo propósito é auxiliar na tomada de decisão de apicultores com base no acesso em informações relevantes sobre a criação de abelhas e gestão, tentando assim diminuir os gargalos tecnológicos existentes. 

Que o WhatsApp é uma das ferramentas de comunicação mais utilizadas pela população brasileira, a maioria já sabe. Aproveitando-se disso, a Embrapa juntou o “Zap”, como carinhosamente o aplicativo de mensagens é chamado, a inteligência artificial para dar vida ao Zapbee, uma das inovações dentro do Infobee que servirá para responder dúvidas sobre a atividade de criação de abelhas além dos interessados em interagir com a IA que se utiliza do ChatGPT para o serviço de acordo com informações passadas pelo CEO da Equilibrium Web, Sebastião Júnior.

Para ensinar a inteligência artificial sobre apicultura foram convertidos em dados resultados da pesquisa agropecuária sobre o tema que já haviam sido publicados em áudio, textos e vídeos. A ferramenta é capaz de transformar esses dados inseridos em conhecimento para que seja possível responder a pergunta dos usuários que já está disponível para apicultores através da versão web que consiste na primeira etapa do desenvolvimento, enquanto a segunda etapa está em fase de implementação e que consiste em habilitar o Zapbee para os dispositivos móveis junto ao whatsapp.

Outro benefício da ferramenta desenvolvida pelo Embrapa é o Calendário Apícola Digital que brinda o usuário com informações sobre o local de ocorrência e a época de floração das plantas mais visitadas por abelhas na região amazônica, também estão presentes painéis interativos sobre a produção e exportação de mel por mesorregião do Brasil que ainda possibilita o conhecimento acerca da exportação do produto por ano nos estados brasileiros.

E, por que iniciar com a Apicultura e não outros setores da agropecuária?

O mercado de mel e seus derivados têm apresentado crescimento na produção, inclusive com recordes em 2022, aproximadamente 70 mil toneladas, o que representa um aumento de 9% em relação à 2021 baseado em informações divulgadas pela PPM (Pesquisa da Pecuária Municipal) órgão que é ligado ao IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

E, se você está se perguntando sobre a atualização das informações dentro da plataforma cabe dizer que ela é uma ferramenta aberta e colaborativa, ou seja, as sugestões e novas perguntas de usuários poderão originar novos conteúdos fazendo com que o Infobee cresça a partir das necessidades da comunidade.

E, você produtor gostaria de ter uma ferramenta como essa dedicada para a sua cultura? Sabia que a AgroNegociar pode ser a sua melhor amiga tecnológica na hora de encontrar o seu melhor parceiro para compra e venda de produtos agro? Cadastre-se e negocie agora mesmo!

Categorias: