Consórcio: um investimento para o Agro

Por Evelyn Gomes

Sempre falamos aqui no blog da AgroNegociar sobre tipos de créditos, novas linhas de financiamento agro e como você pode ter acesso a esses produtos. No entanto, apesar de algumas facilidades que programas estaduais ou federais podem gerar em determinadas linhas, conseguir um crédito aprovado não é fácil e por vezes os produtores ficam com a sua capacidade produtiva ou de investimentos limitadas por não ter crédito. 

E, é nesse momento em que os agentes da cadeia precisam buscar alternativas e o consórcio pode ser a alternativa ideal para esses momentos, mais do que uma linha de crédito, ela pode ser considerada um investimento de médio prazo e longo para a compra terrenos, maquinários, veículos e até mesmo insumos. 

Pensando nisso, estamos muito felizes em apresentar a SG Consórcios, a nova parceira da AgroNegociar que apesar de estar localizada em Passo Fundo, Rio Grande do Sul presta atendimento e comercializa seu portfólio de produtos em todo o território nacional. São mais de 50 profissionais para te auxiliar no diagnóstico do seu perfil e das suas necessidades para te indicarem os produtos que realmente se adequam ao que você precisa. 

Mas, afinal como funcionam os consórcios?

Os consórcios são cartas de créditos coletivas onde grupos de 2 ou mais pessoas têm o mesmo interesse para a aquisição de um bem e passam a pagar uma parcela mensal para um “fundo comum” e a cada mês pelo menos uma pessoa do grupo é contemplada para a aquisição antecipada do bem, os sorteios são realizados pela Loteria Federal, entretanto é importante lembrar que todas as pessoas têm chances iguais de serem contemplados. 

E, caso não sejam sorteados durante o andamento do consórcio no final do prazo, você poderá retirar o dinheiro e adquirir o bem da mesma forma. Entre os outros benefícios que vamos discorrer nesse texto, um dos maiores é a possibilidade de ser sorteado através do lance, o que é um diferencial da SG. 

Na SG você pode escolher entre 4 tipos de lances diferentes:

    • Lance descontado: você pode dar o lance e optar pelo valor ser descontado na própria carta de crédito e abater em parcelas;
    • Lance pago: com esse você pode pagar o lance do próprio bolso e utilizar o crédito total contratado.
    • Lance por FGTS: Caso você tenha saldo no seu Fundo de Garantia você pode utilizar esse valor para dar o lance.
  • Lance troca de chaves: esse é um dos mais interessantes para o nosso setor já que você pode dar o seu bem, sejam ele veículos ou maquinários para o pagamento do lance ou abater nas parcelas. 

Outros benefícios incluídos em consórcios são a ausência de juros e de entradas, apenas o pagamento das taxas de administração, essas cartas de crédito contam com um fundo de reservas para casos como inadimplências ou eventuais desistências. Outra grande vantagem é que as parcelas são reajustadas de acordo com o bem, no motos, veículos leves, pesados e maquinários, esses valores são seguidos de acordo com a tabela do fabricante. 

Agora se a sua intenção é a compra de terrenos e/ou imóveis, os reajustes são realizados de acordo com o INCC (Índice Nacional do Custo da Construção), para que você não seja prejudicado no momento da aquisição do bem e possa ter o valor corrigido para isso. 

Quer saber mais sobre consórcios? Entre em contato com a nossa equipe ou diretamente com a SG Consórcios através do telefone e WhatsApp (54)991443933 ou pelo email gregoriberwig.sg.consorcio@gmail.com

Categorias: