A importância do atendimento ao cliente

Por Evelyn Gomes

Os temas preferidos aqui da equipe da CBC Agronegócios são aqueles relacionados ao mundo da gestão para te ajudar a transformar e melhorar o seu negócio, já falamos por aqui sobre contabilidade, estoque, produção, marketing porém ainda não falamos sobre um assunto que está diretamente ligado com as vendas, que é o atendimento ao cliente. 

O atendimento ao cliente pode englobar inclusive outras áreas da empresa como financeiro, contudo esse em via de regra é o primeiro contato do seu potencial cliente e como diz o dito popular, “a primeira impressão é a que fica”, por esse motivo é tão importante pensar no assunto. 

Nos dias atuais não basta apenas respondermos apenas as perguntas técnicas com rapidez e exatidão, é preciso ir além, se faz necessário entender as dores dos clientes, as reais necessidades deles e ensinar-lhes como os seus produtos podem ser a solução ideal para elas, transformando a jornada do cliente em uma ótima experiência capaz de satisfazer e fidelizar. 

De acordo com o anuário sobre a experiência do consumidor, CX Trends 2022, 62% das pessoas desistiram de realizar uma compra no ano passado por uma experiência ruim e em média de duas a três pessoas declinam em algum momento da compra por conta do atendimento prestado.

Contudo, o atendimento não deve acabar em uma resposta negativa do cliente ou assim que finalizada a venda, o pós-venda também é uma etapa muito importante no relacionamento com o cliente, um negócio receber avaliações positivas e negativas fazem parte dos processos de aprimoramento e crescimento.

Já existem várias ferramentas digitais disponíveis que são capazes de melhorar e otimizar o contato e até mesmo facilitar o estreitamento de laços com o cliente, a mais utilizada e famosa, com certeza, é o WhatsApp porém com a evolução da conectividade no campo e o desenvolvimento da Inteligência Artificial, já é possível vislumbrar o futuro do relacionamento com o consumidor.

Nós já falamos por aqui sobre a Internet das Coisas (IOT), através dela será possível realizar a coleta de dados em grande escala, analisando o perfil de cada consumidor, estruturando relatórios com informações capazes de criar soluções personalizadas para cada um além de atender as expectativas e a satisfação do cliente, um outro ponto que vale ressaltar é que essas informações são disponibilizadas em tempo real auxiliando na criação de planos estratégicos de venda e abordagem.

Segundo o relatório Plan Now for Customer Service (Planeje agora para o atendimento ao cliente) de 2021, outra tecnologia importante é o chat, quem utiliza a nossa plataforma sabe o quanto o chat em tempo real facilita a negociação e otimiza o tempo até o fechamento do negócio. Com o advento dos chatbots (robôs de atendimento) é possível diminuir ainda mais o tempo de espera do cliente no atendimento e facilitá-lo com apenas algumas opções, outros benefícios do chatbot são a redução de gastos operacionais e garantir escalabilidade. De acordo com pesquisa do Hubspot, 71% dos entrevistados preferem receber o primeiro contato através de um chatbot.

Inclusive o chatbot pode formar parte de um atendimento híbrido para atendimentos onde a interação humana se faz necessária, seja para a venda, resolução de problemas ou demostrações de produto. Inclusive, quem acompanha as nossas redes sociais sabem que estamos anunciando novidades, e entre elas o atendimento híbrido aprimorado. 

Continue nos acompanhando por aqui e pelas nossas redes sociais para não perder nenhum detalhe dessa revolução no agro que vamos promover! 

E, contem pra gente como é o seu atendimento ao cliente.

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